Pesquisas e especialistas na área da educação sugerem que o ensino de uma segunda língua na infância pode trazer diversos benefícios para as crianças. Além do mais, como nesta fase da vida o cérebro está mais receptivo a novos estímulos esse aprendizado se torna muito mais eficiente.
Apesar de crescente, o investimento na educação bilíngue, ainda desperta dúvidas importantes. Muitos pais têm receio de que o ensino de duas línguas, ao mesmo tempo, confunda a criança. Para sanar essas e outras incertezas, confira a seguir o que preparamos sobre ao assunto:
Como funciona a educação bilíngue
Grosso modo, a educação bilíngue funciona como o ensino de dois idiomas ao mesmo tempo. Em geral, a escola seleciona uma parte das disciplinas em português e outra em inglês. Assim, os alunos têm contato direto com as duas línguas.
Vale destacar que a educação bilíngue vai além do aprendizado da escrita e da leitura. Também contempla a cultura, valores e história que envolvem o idioma. Assim, o objetivo é de que esse segundo idioma seja assimilado com a mesma naturalidade da língua nativa.
Na infância aprendizagem é mais fácil
Como já apontamos no início deste artigo a infância é o momento mais propício para o aprendizado de dois ou mais idiomas. Segundo estudos científicos isso acontece porque nesta faixa etária os dois hemisférios do cérebro estão envolvidos no processo de assimilação do idioma. Diferentemente da idade adulta, em que apenas lado esquerdo se mostra mais ativo.
Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), aponta ainda que crianças bilíngues apresentam mais controle inibitório. Isso significa que elas possuem maior habilidade para manter o foco em estímulos diferentes.
Para maior aproveitamento é fundamental ainda que a exposição aos idiomas não se restrinja ao ambiente escolar, ou seja, pais e tutores também devem proporcionar o contato com os idiomas em casa.
Benefícios do ensino de idiomas para crianças
Os benefícios da educação bilíngue podem ser observados já na infância. É que crianças expostas ao ensino de dois idiomas, simultaneamente, apresentam maior foco e facilidade de raciocínio. Isso porque sua capacidade de modificar os pensamentos para falar e escrever, por exemplo, precisam ser mais rápidos que o comum.
Esse treinamento constante também colabora para a saúde mental em longo prazo. Um estudo científico publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences, por exemplo, indica que pessoas bilíngues possuem melhor cognição, diminuindo a incidência de doenças mentais como o Alzheimer. Os primeiros sintomas em quem tem predisposição ao problema, demoram cinco anos a mais para aparecer.
Além da concentração, raciocínio rápido e cognição, o estudo de dois idiomas, em geral, torna as crianças mais sociáveis. Dessa forma elas costumam ter mais facilidade para se comunicar, desenvolvendo também a autoconfiança. Esses pontos são fundamentais não só para a formação acadêmica como para diversas situações da vida.
Conheça dos cursos de idiomas da One Way
Referência no ensino de línguas, a One Way oferece um curso especialmente dedicado a crianças na fase de alfabetização. Com uma proposta lúdica, alunos a partir dos 3 anos, aprendem a linguagem do cotidiano, respeitando a evolução cognitiva de cada um.
Atividades para o desenvolvimento das habilidades sociais e de coordenação motora também fazem parte do currículo para que as crianças aprendam de maneira espontânea e mais efetiva.
Como você deve ter percebido a educação bilíngue oferece diversos benefícios em curto e longo prazos para as crianças. Contribui com o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação acadêmica, profissional e a vida de modo geral. Para tanto é válido também investir em cursos de qualidade e oferecer outros estímulos em casa.
Conheça os cursos oferecidos pela One Way e inicie já o seu aprendizado de inglês.