Skip to main content
chapéu verde e trevo de quatro folhas

Dia de São Patrício: como essa data é comemorada nos países de língua inglesa

Você já ouvir falar do Dia de São Patrício?! Se não conhece essa data saiba que ela é super festejada em diversos países de língua inglesa. O principal deles é a Irlanda, mas as comemorações também se estendem, por exemplo, aos Estados Unidos e Austrália.

Conhecido também como Paddy’s Day, o Dia de São Patrício é celebrado em 17 de março, mas geralmente dura diversos dias. Bateu curiosidade de saber mais sobre essa data? Confira a seguir:

Quem foi São Patrício

São Patrício nasceu em 387. Ele foi bispo e, em sua trajetória religiosa, catequizou milhares de irlandeses utilizando um trevo de três folhas para exemplificar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Essa prática fez com que o trevo se tornasse um símbolo de São Patrício, assim como a cor verde. Padroeiro da Irlanda, ficou conhecido por diversos milagres como o de ter expulsado todas as cobras do país.

Como é comemorado o Dia de São Patrício

Na Irlanda o Dia de São Patrício pode ser comparado ao Carnaval no Brasil. Grande parte da população vai às ruas para celebrar a data. A capital Dublin se destaca pela quantidade de atrações, entre desfiles, apresentações artísticas, comércio de comidas e bebidas típicas, especialmente a cerveja e o whisky.

Apesar de ser um festejo católico este dia se tornou também um marco da cultura irlandesa. Por isso, muitas pessoas pintam o rosto com as cores da bandeira do país e ainda fazem questão de demonstrar a sua paixão pela Irlanda.

Dessa maneira, é um ótimo período para visitar e se divertir no país.

Em outros lugares do mundo

Como já comentamos, outros países também comemoram o Dia de São Patrício. As celebrações, certamente, não são tão grandiosas como na Irlanda, mas ainda assim muito calorosas. Até porque dizem que ela surgiu com imigrantes nos Estados Unidos e não propriamente em terras irlandesas.

Em alguns lugares há venda de camisetas, chapéus, entre outros adereços que simbolizam a data. Em outras partes do mundo os monumentos históricos e turísticos ganham iluminação verde, cor de São Patrício. Um dos destaques é o Canadá, em que até mesmo as águas da Niagara Falls ficaram verdes.

No Brasil, apesar de não ser um país de língua inglesa, os bares irlandeses fazem questão de propagar a comemoração oferecendo até cerveja com coloração verde para os seus fregueses.

Algumas curiosidades

O trevo, símbolo da festa, é conhecido como “shamrock”. Assim, a recomendação é de que todos o utilizem no dia de São Patrício. Para garantir prosperidade, ao fim da festa, é preciso deixar esse trevo cair dentro do copo de cerveja ou de whisky. “Drowning the shamrock” ou “afogar o trevo” é o nome desse ritual.

A cerveja Guinness, que surgiu em 1759, em Dublin, é a bebida típica da festa. Por isso todos são convidados a saboreá-la e brindar, gritando “sláinte” que significa “saúde”.

O mundo todo conta com diversas festas e aqui apresentamos um pouco sobre a do Dia de São Patrício. Padroeiro da Irlanda é por lá que acontece a maior comemoração referente a data. No entanto, outros países de língua inglesa também festejam o 17 de março, iluminando os seus principais pontos turísticos de verde, cor símbolo da festança. Aprender sobre a cultura de outros lugares do mundo também enriquece os estudos de línguas estrangeiras, aproveite!

E, agora, que tal saber de fez o que é inglês intermediário? Aproveite mais esse conteúdo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *