Skip to main content

Saudações em Francês: Saiba como cumprimentar e se despedir

Conhecer as saudações em francês é um dos passos iniciais para quem deseja se comunicar no idioma. Afinal, são algumas das primeiras palavras que trocamos quando encontramos ou conhecemos alguém.

Assim, se você está pensando em morar, estudar ou trabalhar num país no qual o francês é o idioma oficial, vale começar a pratica-lo o quanto antes. Nesse sentido é importante tanto aprender a escrever como treinar a pronuncia dessas palavras.

Então agora, que tal uma ajudinha?! Confira a seguir algumas das principais saudações.

Saudações em francês conforme o horário do dia

Em português é bastante comum iniciarmos uma conversa por um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, dependendo do momento, do horário em que estamos, é claro. No francês essas saudações serão um pouco diferentes, ou seja, não há uma tradução ao pé da letra.

Por exemplo: tanto “bom dia” como “boa tarde” possuem o mesmo significado: “Bonjour!” Já para o “boa noite” temos duas versões: uma para quando você chega ao local e outra para quando vai embora. São elas, respectivamente “Bonsoir!” (ao chegar) “Bonne nuit!” (ao despedir-se).

Cumprimentos na chegada e na saída

As saudações, conforme o horário do dia, são muito comuns. Mas, você também pode optar por outras maneiras informais de cumprimentar alguém. O “olá” e o “oi” são exemplos muito utilizados para essas ocasiões.  Em francês ambos podem ser traduzidos como “Salut!”

Essa mesma palavra ainda pode ser utilizada quando estivemos deixando um local ou se despedindo de alguém. Isso porque “Salut” também significa “tchau”. No entanto, se a ideia for manter a formalidade, temos outras expressões.  “Adeus”, e “até breve”, são alguns exemplos para essas ocasiões. Em francês elas significam: Au revoir!  e  À bientôt!, respectivamente.

Aqui vai mais uma saudação em francês: “Bon voyage!”. Tradução de “boa viagem”, obviamente, é muito usada quando estivemos nos despedindo de alguém que está embarcando para outro lugar.

Dentro das saudações: algumas perguntas em francês

Além das saudações que já citamos aqui também é muito comum que perguntemos como as pessoas estão, assim que as encontramos. Para tanto dizemos, em português, “como você está?” Então, se quiser fazer o mesmo em francês, o correto é dizer: “Comment vas-tu? / Comment ça va?”

Vale ressaltar que a expressão acima, no entanto, é para situações mais informações. No caso de uma importante reunião de trabalho, por exemplo, o mais indicado é usar o: “Comment allez-vous?”

Já para respoder a todas essas perguntas, temos uma forma bastante pratica de dizer que está: “tudo bem. Obrigado”. Assim, em francês devemos dizer: “Merci, ça va bien”.

Como mostramos neste artigo existem diversas saudações em francês, assim como no português. Portanto é importante observar o contexto – se você está em uma situação formal ou informal, por exemplo – para poder escolher as expressões mais adequadas da língua. Para escrever e pronunciar essas palavras da forma correta, além de muito treino, vale investir em um curso de referência, com metodologia prática e objetiva.

Agora que você já conhece algumas saudações, aproveite e confira também 5 motivos para aprender o idioma francês no formato online!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *