Skip to main content

Do ou does: Saiba quando utilizar cada um!

É natural que no começo do aprendizado do inglês os estudantes façam a tradução para o português. Mas, essa pode ser uma armadilha perigosa. É que na língua inglesa existem especificidades que não encontramos na nossa, como os verbos auxiliares do ou does.

Eles são essenciais em construções de frases no presente, o simple present. Sem eles, as sentenças perdem o sentido e por isso não podemos deixar de utilizá-los. Por isso, a seguir vamos explicar como usar e quando optar por um ou outro. Acompanhe. 

Quando utilizamos o do?

Utilizamos o verbo auxiliar do para as frases em que tivermos os sujeitos I, You, They e We. Então, isso significa que ele aparecerá nas frases relacionados com os pronomes Eu, Você, Eles e Nós. Dessa maneira, para ficar mais fácil de entender confira os exemplos de perguntas abaixo:

  • Do you like cinema? Yes, I do. (Você gosta de cinema? Eu gosto.)
  • Do they like cinema? Yes, they do. (Eles gostam de cinema? Eles gostam)

Quando utilizamos o does?

Devemos utilizar o verbo auxiliar does nas frases em que aparecem os sujeitos He, She e It. Assim, se fosse em português seriam as sentenças que se referem aos pronomes Ele, Ela ou alguma coisa (objetos, por exemplo). Então, confira os exemplos:

  • Does she like cinema? Yes, she does. (Ela gosta de cinema? Ela gosta.)
  • Does he like cinema? Yes, he does. (Ele gosta de cinema? Ele gosta)

 Do ou does para perguntas

Como você já deve ter percebido nos exemplos acima, o verbo auxiliar sempre aparece antes do sujeito na construção de uma pergunta, diferente do que ocorre na resposta. Mas, mais uma vez, a escolha de um ou outro está relacionado com o pronome pessoal. Assim, confira mais exemplos:

  • Does he study here? (Ele estuda aqui?)
  • Does she love you? (Ela ama você?)
  • Do we have to wait? (Nós precisamos esperar?)
  • Do they want to go out? (Eles querem sair?)

O uso nas sentenças negativas

Os verbos auxiliares do ou does também são usados em frases negativa. Para tanto é necessário acrescentar o not (não). Porém, essas palavras dificilmente aparecerão separadas, ou seja, o comum é a contração delas: don´t ou doesn´t. Dessa forma, temos os seguintes exemplos:

  • I do not (don’t) like watching TV. (Eu não gosto de assistir televisão)
  • I do not (don’t) like wake up early. (Eu não gosto de acordar cedo)
  • He does not (doesn’t) go with us. (Ele não vai conosco)
  • She does not (doesn’t) work with me. (Ela não trabalha comigo)

Como você pôde perceber em nenhuma das ocasiões utilizamos o do not ou does not. Lembrando que também para as sentenças negativas o uso de um ou outro auxiliar dependerá do sujeito.

Neste artigo você conferiu a diferença entre o uso de do ou does, verbos auxiliares do tempo presente. Pode perceber que eles estão sempre lá nas letras de música e nas traduções dos filmes. Portanto, é importante conhecer essa regra gramatical e exercitá-la. Vale destacar que, certamente,  no aprendizado de um idioma é importante investir em um curso de inglês, de uma escola referenciada no mercado, para o entendimento desse e outros conteúdos essenciais.

Depois de aprender sobre o do ou does, saiba  como um curso de idioma online pode impulsionar a sua carreira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *