Diferença entre can e may

Conheça a diferença entre can e may em inglês!

Os verbos modais ou modal verbs estão entre os conteúdos que mais merecem a atenção do estudante da língua inglesa. Primeiro por que são muito utilizados pelos nativos do idioma. Segundo por gerar confusão, já que vários deles têm significado parecido.

Esses modal verbs funcionam como verbos auxiliares utilizados para complementar ou mudar o sentido da frase. Há vários exemplos, mas dois, em especial, merecem destaque: can e may. É que, apesar da semelhança do significado, eles devem ser usados em ocasiões distintas.

Por isso, vamos apontar neste artigo a diferença entre can e may para que você entenda quando e como utilizar cada um. Confira tudo a seguir:

Por que é importante saber a diferença entre can e may

Se fossemos traduzir para o português, can e may teriam praticamente o mesmo significado: “pode”. Mas, quando inseridos em uma frase, cada um deles tem uma intenção diferente.

Dessa forma é fundamental entender quando utilizar um e outro, pois em uma conversa com um nativo ou com alguém que seja fluente em inglês, confundi-los pode causar muita estranheza e situações embaraçosas.

Sobre o uso do can

Para explicar a diferença entre can e may é mais fácil apontar quando utilizar esses verbos. O primeiro deve ser inserido na frase para se referir a habilidades, ou seja, falar da capacidade de algo ou alguém em realizar alguma coisa. Para ficar mais claro, confira os exemplos:

  • I can drive. (Eu posso dirigir).
  • I can speak English and Spanish fluently. (Eu posso falar inglês e espanhol fluentemente).

O verbo can também pode ser utilizado para solicitar a permissão de alguém em um contexto informal, como nas frases a seguir:

  • Can I study with you? (Eu posso estudar com você)
  • Can I skip school tomorrow? *(Posso faltar à escola amanhã?)

Outra maneira correta do emprego do can é para pedir que alguém faça um favor a você. Olha só os exemplos:

  • Can you do the dishes? (Você pode lavar a louça?)
  • Can you take the dog for a walk? (Você pode levar o cachorro para passear?)

Sobre o uso do may

Uma importante diferença entre can e may é que o segundo será amplamente usado para demonstrar que existe a possibilidade de algo acontecer. Para ficar um pouco mais fácil de entender, olha só essa frase:

  • It may snow tomorrow. (Pode nevar amanhã.)

Assim como o can, o may também pode ser utilizado para fazer pedidos, solicitações ou no sentido de permissões, em situações mais formais.

  • May I go to the party tomorrow night? (Posso ir à festa amanhã à noite?)

Outra diferença entre can e may é que nas sentenças negativas este segundo verbo não permite contração. Isso significa que diferente de can’t (não poder) não existe mayn’t.

Dessa forma, devemos usar as duas palavras: may e not em frases negativas. Veja só o exemplo a seguir:

  • He may not attend the meeting (Ele pode não comparecer à reunião)

Entender a diferença entre can e may é essencial para uma comunicação assertiva. Isso por que os dois verbos têm significado similar, mas devem ser usados para expressar intenções diferentes. Nesse sentido vale reforçar o estudo do conteúdo, buscando cursos em escola referenciada, além de praticar o máximo que puder.

Que tal aprimorar o seu conhecimento na língua inglesa? Baixe agora o Guia Completo de Como Utilizar o -ING no Inglês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *