Skip to main content
should would could

Should, Would, Could: Saiba quando utilizar cada um!

 

Uma dúvida bastante frequente entre os estudantes da língua inglesa é a aplicação correta das palavras should, would, could. Elas até podem ser parecidas em um primeiro momento, mas têm sim um significado diferente.

O trio está na categoria dos modal verbs, que funcionam como auxiliares de outros verbos, modificando o seu sentido. Neste caso, essas palavras são usadas para expressar possibilidades, intenções ou necessidades.

Dessa forma é preciso conhecer os seus significados para que esses verbos façam sentido na forma escrita e falada. A seguir, confira em que situações usar should, would, could:

Como usar should corretamente 

Se você quiser expressar a ideia de algo que deveria ser feito, então entre should, would, could, o certo é escolher com a primeira opção. Para ficar mais claro, confira os exemplos a seguir:

  • “I should talk to her about tonight” (Eu deveria falar com ela sobre hoje à noite)
  • “Should I tell her about her father?” (Eu deveria contar a ela sobre o pai dela?)
  • “I should go to the interview if I want to get a better job” (Eu deveria ir à entrevista se eu quero conseguir um emprego melhor)

Conforme as frases acima, é possível perceber que ao utilizar should estaremos mencionando algo que provavelmente irá acontecer, caso determinada ação seja realizada. Serve ainda como uma espécie de conselho.

Would aplicado da forma correta

Quando quisermos expressar uma situação hipotética, devemos recorrer ao would. Em português seria como se estivéssemos dizendo que algo iria acontecer, caso a situação fosse diferente. Veja os exemplos:

  • ” I would go to the party, if I had a car” (Eu iria para a festa se eu tivesse um carro)
  • “I would live abroad, if I knew how to speak another language” (Eu viveria fora do país se eu soubesse falar outra língua/idioma)

Assim, entre should, would, could, optamos pela segunda opção sempre que quisermos falar de uma possibilidade imaginada, ou seja, não é uma realidade no momento.

A maneira adequada de empregar could

Ao contrário do would, que usamos para indicar uma probabilidade distante da realidade, could deve ser empregado na frase com a ideia de algo realmente possível. Olha só os exemplos a seguir:

  • “I could go to the party tomorrow night” (Eu poderia ir para a festa amanhã à noite)
  • “He could pick you at school and take you home” (Ele poderia te pegar na escola e te levar para casa)

Dessa maneira, de acordo com as frases acima, podemos concluir que entre should, would, could, a última opção é apropriada para mencionar a ideia de que algo realmente poderia acontecer.

Neste artigo mostramos que as palavras should, would, could, indicam ações que poderiam acontecer, mas cada uma delas deve ser empregada em um sentido diferente. A primeira se refere a algo que de fato deve ser realizado, enquanto a segunda está relacionada a uma possibilidade hipotética e a terceira a uma probabilidade concreta. Sabendo disso, a dica é se dedicar ao tema, exercitando o uso desses verbos em diferentes contextos.

Depois de saber mais sobre o uso de should, would, could, conheça o EaD da One Way Línguas e aprofunde o conhecimento no idioma.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *