Skip to main content

Saiba como falar horas em inglês corretamente. Confira!

Fatalmente, em algum momento de uma conversa na língua inglesa, você precisará se informar ou responder sobre as horas do dia. Assim, é importante estudar esse conteúdo, que inclusive faz parte das primeiras lições para quem está aprendendo o idioma.

Por se tratar de algo tão trivial, saber como falar horas em inglês é essencial e, nesse sentido, algumas das dicas abaixo podem facilitar. Confira e aprenda como perguntar e responder corretamente sobre o assunto.

Como falar horas em inglês

Relógio ilustrativo indicando como falar horas em inglês.

Em primeiro lugar, é importante saber como se fala e escreve os números em inglês. Sem esse conhecimento será difícil comunicar o horário, assim como acontece em qualquer idioma. Outras três palavras muito relevantes são “hora”, “minuto” e “segundo”: hour, minute and second, respectivamente.

Depois disso a dica para saber como falar horas em inglês corretamente é compreender e memorizar as diferentes formas de perguntas. Essas são as formas mais usuais que você encontra no idioma:

  • What time is it? – (Que horas são?)
  • Could you tell me the time? – (Poderia me dizer as horas?)
  • What’s the time? – (Qual é a hora?)

Ao ouvir alguma dessas perguntas, a forma mais simples de respondê-las é falando apenas os números da hora e minutos. Mais uma vez, por isso a importância de conhecer todos os numerais. Olha só alguns exemplos:

  •  3:10 – It’s three ten (São três e dez)
  • 9:12 – It’s nine twelve (São nove e doze)
  • 6:15 – It’s six fifteen (São seis e quinze)

A diferença entre AM e PM

No aprendizado de como falar horas em inglês você perceberá que existe uma diferença bem importante desta língua para o português. Aqui é comum ouvir que são 15:00, 16:00, 17:00 e etc.

Já no inglês americano, os numerais vão até o 12 para descrever as horas cheias (por exemplo: 8:00 – eight o’clock). Se você está se perguntando como diferenciar o dia da noite, uma vez que os numerais vão se repetir, a resposta é simples: usaremos a.m e p.m.

A sigla a.m deve ser utilizada pela manhã enquanto a sigla p.m, a partir do meio-dia e até a meia-noite. Dessa forma, 8:00 a.m se refere ao período da manhã e 8:00 p.m ao horário da noite.

O uso do “o’clock”

Ao mencionarmos a hora cheia na língua inglesa precisamos acrescentar a terminação o’clock. Dessa maneira, podemos ainda utilizar as expressões in the morning para designar o período da manhã, in the afternoonpara o horário da tarde, in the evening para o período de 18h às 20h e at night, entre 20h e meia-noite. Confira os exemplos:

  •  It’s nine o’clock in the morning (São nove da manhã em ponto)
  •  It’s two o’clock in the afternoon (São duas da tarde em ponto)

Sobre o past, half, quarter, to  

Assim como no português, podemos dizer em inglês que faltam tantos minutos para chegar em tal hora ou que já se passaram tantos minutos após aquela hora cheia.

Dessa maneira, nos primeiros 30 minutos, podemos usar o past para expressar que os minutos passaram de uma hora específica. Exemplo:

  • 10:20 – It’s twenty past ten (20 minutos após às 10 h)
  • 10:05 – It’s five past ten (5 minutos após às 10 h)

Já o half é utilizado para dizer meia hora, enquanto o quarter expressa um quarto de hora (15 minutos):

  • 7:30 – It’s half past seven (30 minutos após às 7 h)
  • 4:15 – It’s a quarter past four (15 minutos após às 4 h)

Para dizer que faltam tantos minutos para uma hora cheia, usamos o to:

  • 8:50 – It’s ten to nine (São 10 para às 9 h)
  • 8:45 – It’s a quarter to nine (São 15 para às 9 h)

Para quem está querendo saber como falar horas em inglês trouxemos aqui algumas dicas importantes e que também serão essenciais para se comunicar da forma correta no idioma. Lembrando sempre que fazer um curso de qualidade e dedicar-se à leitura, escrita e fala farão toda a diferença no aprendizado da língua estrangeira.

Agora que você já sabe sobre as horas, confira agora mesmo 5 maneiras de praticar inglês em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *